• Save

Cooktop: Conheça as 5 Melhores Marcas do Mercado

O Cooktop veio para revolucionar o já conhecido fogão e logo se tornou o queridinho das cozinhas. Ele nos trouxe mais eficiência com design diferenciado aliado à praticidade.

Você pode utilizá-lo em diversas configurações, pois o Cooktop conta também com amplas opções de tamanhos, cores, modelos e marcas. Essa variedade agrada desde quem deseja modernizar sua cozinha até os mais exigentes à procura de rapidez e elegância.

Diante de tantas opções é fácil ter dúvida de qual escolher, então trouxemos as informações que você precisa para encontrar o Cooktop ideal!

Diferenciando-se do bom e velho fogão, o Cooktop não conta com o forno embutido em si. Isso porque ele atende as necessidades de quem dispensa este item na cozinha, e posteriormente ele pode ser adquirido a parte.

Além disso, será necessário planejamento para a instalação, logo que, precisará de uma bancada adequada para suportar altas temperaturas.

Atualmente no mercado há três tipos, é sobre o que falaremos a seguir:

  • Save

A gás, elétrico ou indução?

Para responder essa pergunta será necessário entender o funcionamento de cada um deles, e para isso vamos aos fatos:

A Gás

Sendo o que mais se assemelha com o fogão tradicional contando com bocas e botões comuns, e alimentado à gás, é o mais popular já que é possível aproveitar o método de alimentação já utilizado anteriormente sem a necessidade de maiores adaptações.

Elétrico

Este modelo conta com a eletricidade como sua única forma de alimentação, o que o torna mais preciso em relação a temperatura e potente ao cozinhar em comparação ao anterior.

Além de ter opções onde há a função timer e desligamento automático seu design se sobressai com um visual plano sem a necessidade de bocas ou grades, o que limita o uso de alguns tipos de panela já que o contato se torna direto.

Por indução

Parecido com o anterior também usa a eletricidade, que através de resistências como as de chuveiro cria um campo magnético que aquece a panela (somente de multicamada, ferro fundido ou magnéticas com fundo de aço) que ao entrar em contato com o Cooktop, mantém o calor em sua parte inferior.

Quando se trata de exigência, esse modelo se torna ideal para quem procura segurança pois sua superfície se resfria rapidamente além da sua precisão e alto desempenho.

E tem mais: eles são práticos de limpar e econômicos comparado ao consumo dos demais tipos, o que torna seu preço mais elevado.

Vidro ou Inox, qual o melhor?

É importante levar em consideração qual o material utilizado para que atenda a sua expectativa.

Os confeccionados em vidro por exemplo fazem da limpeza algo prático, além de estar disponível em todos os tipos citados acima, ainda trazem uma infinidade de cores e formatos que proporcionam um visual luxuoso para o ambiente.

Já os de Inox tem como vantagem a durabilidade se mostrando muito resistente aos desgastes do dia a dia, além de não haver restrições quanto ao uso de nenhum tipo de panela, suportando até mesmo as maiores.

  • Save

Quais as vantagens e desvantagens de ter um Cooktop?

Vantagens: Seu design moderno atrai olhares, mas seu maior destaque está na praticidade já que muitos deles utilizam de tecnologias para facilitar a vida de quem cozinha, além de não ocuparem muito espaço se comparado a um fogão comum.

Limpar se torna uma tarefa fácil, principalmente para os produzidos com vidro temperado. Ao optar pela opção elétrica  você garante mais segurança para sua cozinha, logo que não há risco de chamas nem gás para causar incêndio ou vazamento.

Porém materiais como o vidro temperado aquecem muito e levam um certo tempo até se resfriarem, e essa é a preocupação de muitos consumidores – especialmente aqueles que têm criança pequena em casa ou simplesmente são desatentos – pois se torna um ambiente suscetível a queimaduras.

Para esse tipo de preocupação, o modelo por indução é a melhor alternativa já que ao retirar a panela, a indução é interrompida e o cooktop perde temperatura rapidamente se tornando mais seguro.

  • Save


Desvantagens:
Como nem tudo são flores, há alguns pontos que precisam de atenção. Como no caso de uma eventual queda de energia, onde você não poderá usar seu cooktop caso a versão escolhida seja a elétrica.

Se optar pelo modelo de indução é preciso ter em vista que serão necessárias panelas específicas para esse tipo de tecnologia.

Nesses dois tipos mencionados por sua alimentação ser a eletricidade, dependendo do modelo poderá haver um aumento significativo no valor da conta de energia chegando a se igualar ao consumo de um chuveiro.

Já os modelos a gás por sua vez não entregam precisão na temperatura tornando o processo mais lento.

A limpeza se torna dificultosa devido suas peças e não são seguros quanto os demais pelos riscos citados anteriormente.

Conheça as 5 melhores Marcas de Cooktop do Mercado

Agora você já tem em mãos tudo o que precisa saber na hora de adquirir um Cooktop. Mas ainda assim preparamos um bônus selecionando as 5 melhores marcas de cooktop para te ajudar na hora da escolha.

São elas:

Cooktop Electrolux 5 bocas

Com design slim e luxuoso, esse modelo proporciona maior agilidade graças aos seus 5 queimadores. Ele possui grades esmaltadas para dar maior estabilidade as panelas e garantir facilidade na hora da limpeza.

Cooktop Brastemp 5 bocas

  • Save
Os queimadores Brastemp permitem que haja espaço entre as panelas tornando fácil o manuseio devido ao seu posicionamento estratégico. Além do seu design em vidro que facilita a limpeza, ainda conta com sistema de quadrichama e acendimento superautomático.

Cooktop Suggar 5 bocas

  • Save
Conhecido pelo seu ótimo custo benefício, esse modelo não conta com um visual inovador mas entrega uma experiência prática e funcional. Quanto à segurança, não precisa ter medo que sua panela escorregue pois a fabricante se preocupou em esmaltar com antideslizantes suas grades.

Cooktop Itatiaia 5 bocas

  • Save
Tem como destaque sua superfície em vidro temperado que proporciona alta durabilidade. Além de econômico sendo categoria A de consumo, poupa gás devido a sua potência acelerada. Com botões removíveis para facilitar a limpeza e grades resistentes para aqueles que prezam por grandes preparos.

Cooktop Tramontina 5 Bocas

  • Save
Esse modelo conta com detalhes que fazem o produto especial pela qualidade. Como suas grades individuais são de aço carbono e vidro temperado, eles  proporcionam agilidade com acendimento superautomático nos 5 queimadores.
ImagemMarca
Dimensões
Preço
  • Save
Electrolux
45.5 x 74.8 x 45 cm
Preço
  • Save
Brastemp
50 x 77 x 20 cm
Preço
  • Save
Suggar
46 x 70 x 9.9 cm
Preço
  • Save
Itatiaia
45 x 73 x 16.8 cm
Preço
  • Save
Tramontina45 x 70 x 9.8 cmPreço
Summary
Article Name
Cooktop: Conheça as 5 Melhores Marcas do Mercado
Description
Diferenciando-se do bom e velho fogão, o Cooktop não conta com o forno embutido em si. Isso porque ele atende as necessidades de quem dispensa este item na cozinha, e posteriormente ele pode ser adquirido a parte.
Author
Publisher Name
ReviewCasa.com.br
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *